quinta-feira, 15 de julho de 2010

Artesanto, Manufutura e Mecanofutura: Artesanato: Nesse estágio o produtor (artesão) exercia pleno controle sobre as diversas fases do processo produtivo, não havendo divisão do trabalho entre várias pessoas. Manufatura: As manufaturas eram oficinas que ainda não possuíam máquinas, mas dispunham de grande número de operários, equipados com ferramentas, que trabalhavam sob a coordenação de um gerente de produção, nesse estágio foi criado a divisão do trabalho.Mecanofatura: É a produção mecanizada nas fábricas.


Pioneiro Inglês: Pioneirismo Inglês quer dizer que a Inglaterra foi o país que saiu na frente no processo da Revolução Industrial. A Inglaterra possuía carvão, grandes reservas de minério de ferro, e também a mão de obra em abundância.

Inventos: As primeiras Máquinas a vapor (foto á baixo) foram construídas na Inglaterra durante o séc.XVII, pelo inglês Stephenson em 1825. Barco a vapor, inventado pelo norte-americano Fulton em 1807. O engenheiro inglês Robert Wilson a Hélice colocada na polpa do navio em 1827. O norte-americano Richard Morse descobriu como enviar mensagens através de um fio elétrico telégrafo em 1844. O norte-americano McCormick inventou uma máquina agrícola capaz de colher e ceifar mais rapidamente do que muitos homens juntos em 1843. A Fotografia foi criada pelo francês Daguene em 1839.

Máquina a Vapor.


Cercamentos: Foi um modo que os fazendeiros acharam de reunir capital, consiste em encurralar famílias camponesas em pequenos pedaços de terra circundados por cercas. E então essas famílias foram tentar a vida na cidade, trabalhando em fábricas.


Sociedade Tradicional X Sociedade Moderna: Sociedade Tradicional: Com uma economia baseada na agricultura e pecuária. Na sua maioria eram sociedades patriarcais. Sociedade Moderna: Fruto da revolução industrial e êxodo rural. Caracteriza-se por grupos formados por proletariados e burgueses. Novas tecnologias surgiram à vida dessas populações, tais como: o relógio, a sirene da fábrica e um modo próprio de vida na cidade.

Colonização e Revolução Industrial: Colonização: A Inglaterra contava com 13 (treze) colônias. Revolução Industrial: As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial.


Condições Sociais na Revolução: A revolução industrial enriqueceu muitos capitalistas, mas a grande maioria dos operários vivia em péssimas condições. Os salários eram baixíssimos, a jornada de trabalho podia alcançar quatorze ou dezesseis horas por dia e não havia direito a férias.


Teóricos na Revolução: Adam Smith: Para Adam Smith o estado deveria interferir o mínimo possível sobre a economia. Thomas Malthus: Dizia que a quantidade de alimento que a humanidade produzia, crescia em progressão artimétrica, mas a população mundial crescia muito em progressão geométrica.


Thomas Malthus Adam Smith

Resistência a Revolução: Ludismo: Foi uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores. Sindicatos: Os sindicatos procuravam atrair outros trabalhadores e organizar as lutas econômicas contra a burguesia. Movimentos Sociais: Foi um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto em nível econômico. Iniciou-se na Inglaterra em meados do século XVII, pelo mundo a partir do século XIX.

Avanço das Ciências: O avanço das ciências começou com a Revolução Industrial, que estimulou os cientistas a estudar as propriedades do calor.

Alunos: Lucas Henrique, Milene, Guilherme e Edilea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário