1 - Artesanato, Manufatura e Mecanofatura:
Manufatura Domestica : Entregam lã para os camp
oneses fiarem e tecerem e pagavam pelo serviço prestado.
3 - Inventos:
Os inventos que foram criados na Inglaterra durante a Revolução Industrial foram: -
Maquina a Vapor: Retirava água acumulada nas minas
de ferro e de carvão e fabricavam tecidos.
- Locomotivas: As carruagens andavam a
4 - Cercamentos: O governo cria leis que beneficiam os ricos donos das indústrias utilizando as terras dos camponeses para plantar pastos para as ovelhas, para produzir lã, expulsando os familiares de suas próprias terras, colocando cercas isto lá no século XVII na Inglaterra, onde acontece o cercamento.
5 - Sociedade Moderna e Sociedade Tradicional: Sociedade Tradicional são os camponeses, os agricultores com seus instrumentos rudimentares para produzir, oque competia com a “Sociedade Moderna”.Com seu comércio Industrial deixando os camponeses em péssimas condições de desemprego começando a maquina substituir o homem, e os camponeses trabalhavam na Indústria ganhando muito pouco sendo explorado e passando fome.
6 - Colonização e Revolução Industrial:
A colonização aconteceu no século XVI ao XVII com expedições de navios
Portugal Espanha, América central Sul e México. Vindo também para o Brasil
para negociar e cada um com interesse de enriquecer. Cada vez mais ,o puro capitalismo . Deixar rico quem era mais rico. Com a Revolução Industrial empobrecendo o País.
7 - Condições Sociais na Revolução:
As condições sociais eram muito desiguais porque enriqueceu os mais ricos , mas
a grande maioria dos operários viviam em péssima condições de pobreza , com
jornada de trabalho fora do normal sem direito as férias onde crianças , mulheres e homens trabalhavam para não morrer de fome e viviam ameaçados
caso não produzissem.
8 - Teóricos da Revolução:
Adam Smith:
Adam Smith dizia que o egoísmo é útil para a sociedade que graças ao individualismo tanto ajuda a si mesmo como a sociedade.
Já que o individualismo é bom para toda sociedade, o ideal seria que as pessoas pudessem atender livremente a seus interesses individuais. Para Adam o Estado deveria intervir o mínimo possível sobre a economia. Thomas Malthus:Defendia o puro liberalismo
econômico para ele as forças do capitalismo deveriam gozar de tal liberdade e o governo não tinha de perder tempo ajudando os pobres. Só assim haveria pleno progresso.
Malthus não era o único a pensar assim. O Parlamento inglês mostrou que tinha ideias semelhantes quando adotou uma lei que abolia qualquer ajuda do governo aos desempregados.
9 – Resistência a Revolução: Ludismo: O ludismo foi uma das primeiras formas de lita dos trabalhadores. Eles formaram grupos que invadiam as fábricas e destruíam as máquinas. Para os artesãos, o ludismo era um modo de preservar seu trabalho contra a concorrência da indústria moderna. Sindicatos:Os sindicatos procuravam atrair outros trabalhadores e organizar as lutas econômicas contra a burguesia. A mais influente forma de luta era a greve. A maioria dos trabalhadores de fábricas cruzava os braços e se recusava a trabalhar enquanto os patrões não atendessem às suas reivindicações. Movimentos Sociais: O cortismo juntava operários, artesãos e até gente da pequena burguesia. Os cartistas redigiram um documento chamado corte do povo e o enviaram ao Parlamento inglês. A principal reivindicação do documento era o sufrágio universal masculino. O cartismo organizou gigantescos comícios
10 – Os Avanços da Ciências: O alemão Helmholtz descobriu uma das mais importantes leis da Física, a de conservação de energia, que diz que a energia total do universo não pode ser criada nem destrupida. A energia do carvão em brasa, pode ser transformada na energia que movimenta o trem. O carvão era muito importante para as fábricas produzirem ferramentas de metais, No carvçao existe um elemento químico chamado carbono.
Alunos: Franciel, João V. e André Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário