quinta-feira, 15 de julho de 2010

Artesanato, Mecanofatura & Manufatura: Manufatura: O desenvolvimento do capitalismo estimulou os fazendeiros a investirem diretamente na produção agrícola. Para ampliar as áreas de cultivo ocuparam terras onde moravam famílias camponesas. Artesão: o artesão trabalhava nas velhas oficinas das corporações de oficio usavam ferramentas, ou seja, instrumentos movidos por sua própria força muscular. Não havia divisão de trabalho desse modo cada produto era fruto do trabalho de um único artesão fazia tudo sozinho durante trabalho diário na oficina.

Pioneirismo Inglês: No século no XVIII, ocorreu a revolução burguesa na Inglaterra. A burguesia inglesa foi a primeira a chegar ao poder. Suas cidades se encheram de indústrias.

Invenções: A invenção mais notável do começo da revolução industrial foi a obra do operário inglês ‘’ James Watt ‘’ em 1775, ele criou a primeira maquina a vapor realmente eficaz. Outras invenções também contribuíram para o avanço da revolução como a Roda D’água, barco a vapor. Empregados na indústria e outros estabelecimentos assim sendo proletários.

Cercamentos: Os camponeses e os artesões estavam com muita dificuldade , eles não conseguiam viver com contra própria, na burguesia precisava de mão obra livre e barata, ai que surgiu os cercamentos,famílias camponesas foram encurraladas em pequenos pedaços de terra. Os terrenos eram tão pequenos que não tinha como eles sobreviverem, por isso deixaram seu modo de vida alto suficiente e foram.

Sociedade tradicional X Sociedade Moderna: Sociedade Tradicional: Suas principais atividades econômicas era agricultura e pecuária, seu modo de vida é centrado na área rural, as famílias eram patriarcais e totalmente alto suficiente. Sociedade Moderna: Ela surgiu da revolução industrial e do êxodo rural essa sociedade tem características modernas como: aparecimento de tecnologias e comércio que acrescentaram obrigações na vida da população.

Condições Sociais Na Revolução: Grandes cidades como Londres e Paris encheram-se de favelas e cortiços. Os pobres se amontoavam em bairros onde o esgoto e os ratos disputavam as ruas com os pedestres. A grande maioria dos operários viviam em péssimas condições. Os Salários eram baixíssimos, os trabalhos nas indústrias podiam durar de 14h a 16 h por dia, sem direito a férias. As fabricas eram imundas e barulhentas, os patrões eram muito autoritários e humilhavam os empregados.

Teóricos da Revolução: Adam Smith: É um pensador escocês que procurou responder a várias perguntas da revolução industrial, teve idéias como: divisão de trabalho lançou o livro à riqueza das nações.Thomas Malthus: É um Economista inglês que nasceu em (1766 - 1834) criou a teoria população X alimentos, ele dizia que a falta de alimentos era inevitável, pois disse que a população crescia depressa, pois os pobres tinha muito filhos nos quais não podia arranjar alimentos.

Resistência a Revolução: Ludismo: os trabalhadores cansados das péssimas condições de trabalho , eles formavam grupos que invadiam as fabricas e destruíam as maquinas como vândalos, muito revoltados, o movimento ludista obteu algumas vitórias como: vários patrões desistiram de abaixar os salários com medo de ocorrer outra rebelião. Sindicatos: Os sindicatos procuravam atrair trabalhadores e organizar lutas econômicas contra a burguesia. Movimentos sociais: Foram mudanças tecnológicas com um impacto no nível econômico, em XVII começou na Inglaterra e em XIX se espalhou pelo mundo.

Avanço da Ciência: No século XIX , descobriu-se que animais e plantas eram compostos por células , a energia do carvão em brasa por exemplo , pode se transformada na energia que movimenta maquinas , muitos desses avanços científicos ajudaram a revolução a progredir . O alemão Wohler iniciou as pesquisas químicas orgânicas , que é uma parte da ciência estuda as substancias compostas de carbono ligado com outros elementos.

Alunos: João Guilherme, Hirian, Luan e Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário