quinta-feira, 15 de julho de 2010

Artesanato, Manufatura e Mecanofatura: Artesanato: Trabalho manual;
Manufatura: Fabricação de produtos em grandes quantidades de forma padronizada, que eram feitos manualmente e após a revolução industrial, passaram a ser produzidos por máquinas; Mecanofatura: Produção à base de máquinas.


Pioneirismo Inglês: Os Ingleses foram os primeiros no processo da criação das máquinas, tendo ao seu favor a acumulação primitiva de capital, mão de obra livre e barata. Contando com a competição do mercado de trabalho.


Inventos: Máquina à vapor: criada no século XVIII e utilizada para fabricar tecidos e retirar água acumulada nas minas de Ferro e de Carvão. Ferrovias e locomotivas: Criadas em 1829, alcançava 45 km/h e podia seguir centenas de quilômetros.


Cercamentos: Os mais ricos fazendeiros começaram e invesitir cada vez mais na produção agrária; Para que sua produção aumentasse cada vez mais ,eles foram ocupando terras onde moravam as famílias camponesas. Obrigando-as a ficar em somente pequenos pedaços de terra circundados por cerca, onde não conseguiram sobreviver, e foram obrigados a irem viver na cidade em busca de uma vida melhor.

Sociedade Tradicional x Sociedade moderna: Enquanto os capitalistas enriqueciam rapidamente, os proletariados (trabalhadores assalariados) trabalhavam muito e recebiam pouco. Para lutar por seus direitos, organizaram os sindicatos e promoveram greves.

Colonização e Revolução Industrial: A colonização foi obrigatória, pois as indústrias precisavam de gente para manusear as máquinas.

Condições Sociais na Revolução: A condição social era precária, as pessoas trabalhavam muito, ganhavam pouco e a condição social também era muito ruim, enquanto os donos das indústrias ganhavam muito.

Teóricos da Revolução: Adam Smith: A economia cresceria e a produção de mercadorias seria tão grande que a pobreza desapareceria. Um século depois, a economia industrial da Inglaterra e outros países cresceram muito, mas o problema era que quanto mais a economia crescia, mais era a miséria do proletariado. Thomas Malthus: Ele dizia que os culpados pela pobreza, seriam os pobres mesmo, que tinham muitos filhos e não conseguiam alimentá-los; e desamparados, os pais procurariam serviços e se dedicariam a ele, aumentando o desenvolvimento da economia em benefício de todos.

Resistência à Revolução: Ludismo: Grupos de trabalhadores que invadiam as
fábricas e destruíam as máquinas. Essa era uma forma dos artesão preservarem seu trabalho contra a concorrência da indústria moderna. Sindicatos: Eles atraiam outros trabalhadores e organizavam lutas econômicas contra a burguesia. A forma de luta mais influente era a Greve. As exigências desses trabalhadores eram o aumento de salário,diminuição das horas de serviço e a proibição do trabalho infantil. Movimentos Sociais: Foram movimentos feitos pela sociedade,
para a defesa de seus direitos.

Avanços da Ciência : A criação de máquinas estimulou os cientistas a estudar as
propriedades do calor. O alemão Helmholtz descobriu que a energia total do universo não
pode ser criada nem destruída. A energia do carvão em brasa pode ser transformada na
energia que movimenta o trem. Os biólogos Schleiden e Schwann descobriram que todos os tecidos de seres vivos são compostos por células. Os astrônomos descobriram os planetas Urano e Netuno.


Alunos: Bruna, Marcos e Eduarda.

2 comentários:

  1. a minha mae queria saber mais sobre as maquinas entao ela deu uma olhada no seu blog ...e gostou (=
    Ela quer na verdade trabalhar com algum tipo de maquina q renda bastante...
    e vc trabalha com algum tipo de maquina?
    responda quando puder t+...

    ResponderExcluir