sexta-feira, 16 de julho de 2010
Pionerismo inglês: O Reino Unido foi pioneiro no processo da revolução industrial em vários fatores:Pela a aplicação de uma política econômica liberal desde meados do século XVII.Antas da liberação econômica , as atividades industriais e comerciais estavam cartelizadas pelo rígido sistema de guildas , razão pela qual a entrada de novos competidores e a inovação tecnológica eram muito muito limitados.
Inventos:O norte- Americano Fulton (1807) inventou barcos a vapor.O engenheiro inglês Robert Wilson (1827) inventou o hélice o norte – Americano Richard Morse (1844) descobriu como enviar mensagens através de um fio elétrico O norte- americano MC cor Mick (1834) inventou uma máquina agrícola capaz de ceifar e colher mais rapidamente do que muitos homens juntos.
P fotografia foi criada pelo francês Daguerre(1849).
Cercamentos:Foi um modo que os fazendeiros acharam de reunir capital m consistiu em encuralar famílias componesas em pequenos pedaços de terra circundados por cerca.
Sociedade tradicional:Com conhecimento de que , em uma sociedade tradicional , a indentidade social dos individuos é limitade pela própria tradição. Sociedade moderna:A partir da industrialização energiu no cenário terrestre a siciedade moderna . Fruto da revolução Industrial e o êxodo rural.Essa nova sociedade se caracteriza por grupos sociais formados por proletários e burgueses . Ainda como aparecimento novas tecnologias vinheram a regrar a vida dessas populações , tais como o relógio , a sirene da fábrica e um modo próprio de vida das cidades.
Colonização e revolução Industrial: Colonização: A Inglaterra contará com 13 colonias. Revolução Industrial: As fábricas se espalhavam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período da Revolução Industrial.
Condições sociais na Revolução:A revolução industrial enriqueceu muitos capitalistas , mas a grade maioria dos operários vivia em péssimas condições. Os salários eram baixíssimos , a jornada de trabalho podia alcançar quatorze ou dezesseis horas por dia e não havia direito a fírias.
Teóricos da revolução: Adam Smith:Principal fundador do liberalismo Econômico , defendia a não intervenção do Estado na economia , isto é , o Estado deve cuidar apenas das funções relativas á segunrança pública , garantindo a ordem e defendendo a propriedade privada. Thomas Mathus: Escreveu o ensaio sobre os princípios da população em que afirmava que a miséria dos trabalhadores era produto de uma lei da natureza. Concluía que era presiso , então , impor séria restrições morais á prática de relações sexuais , para evitar a exploração demográfica.
Resistências a Revolução:Ludismo:Foi uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores.Sindicatos:Os trabalhadores e organizar as lutas econômicas contrta a burguesia.
Movimentos sociais:Foi um conjunto de mundanças tecnológicas com profundo impacto em nivele econômico iniciou-se na Inglaterra em meados do século XVI , pelo mundo a partir do século XIX.
Os avanços da ciências:Acabamos de ver que a Revolução Industrial começou com as máquinas que aqueciam a água com Carvão para produzir vapor .O mesmo aconteceu num espaço totalmente isolado de seu exterior . No carvão existe principalmente em elemento químico chamado carbono.Foi o alemão Wohler (1828) que iniciou as pesquisas da química orgânica , as substâncias compostas de carbono ligado com outros elementos .Os astrônomos descobriram os planetas urbano (1782)Noturno(1846).
Alunos: Leticia, Kettlyn, Reginei e Cristiane
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Artesanato, Manufatura e Mecanofatura: Artesanato: Trabalho manual;
Manufatura: Fabricação de produtos em grandes quantidades de forma padronizada, que eram feitos manualmente e após a revolução industrial, passaram a ser produzidos por máquinas; Mecanofatura: Produção à base de máquinas.
Pioneirismo Inglês: Os Ingleses foram os primeiros no processo da criação das máquinas, tendo ao seu favor a acumulação primitiva de capital, mão de obra livre e barata. Contando com a competição do mercado de trabalho.
Inventos: Máquina à vapor: criada no século XVIII e utilizada para fabricar tecidos e retirar água acumulada nas minas de Ferro e de Carvão. Ferrovias e locomotivas: Criadas em 1829, alcançava
Artesanto, Manufutura e Mecanofutura: Artesanato: Nesse estágio o produtor (artesão) exercia pleno controle sobre as diversas fases do processo produtivo, não havendo divisão do trabalho entre várias pessoas. Manufatura: As manufaturas eram oficinas que ainda não possuíam máquinas, mas dispunham de grande número de operários, equipados com ferramentas, que trabalhavam sob a coordenação de um gerente de produção, nesse estágio foi criado a divisão do trabalho.Mecanofatura: É a produção mecanizada nas fábricas.
Pioneiro Inglês: Pioneirismo Inglês quer dizer que a Inglaterra foi o país que saiu na frente no processo da Revolução Industrial. A Inglaterra possuía carvão, grandes reservas de minério de ferro, e também a mão de obra em abundância.
Inventos: As primeiras Máquinas a vapor (foto á baixo) foram construídas na Inglaterra durante o séc.XVII, pelo inglês Stephenson em 1825. Barco a vapor, inventado pelo norte-americano Fulton em 1807. O engenheiro inglês Robert Wilson a Hélice colocada na polpa do navio em 1827. O norte-americano Richard Morse descobriu como enviar mensagens através de um fio elétrico telégrafo em 1844. O norte-americano McCormick inventou uma máquina agrícola capaz de colher e ceifar mais rapidamente do que muitos homens juntos em 1843. A Fotografia foi criada pelo francês Daguene em 1839.
Cercamentos: Foi um modo que os fazendeiros acharam de reunir capital, consiste em encurralar famílias camponesas em pequenos pedaços de terra circundados por cercas. E então essas famílias foram tentar a vida na cidade, trabalhando em fábricas.
Sociedade Tradicional X Sociedade Moderna: Sociedade Tradicional: Com uma economia baseada na agricultura e pecuária. Na sua maioria eram sociedades patriarcais. Sociedade Moderna: Fruto da revolução industrial e êxodo rural. Caracteriza-se por grupos formados por proletariados e burgueses. Novas tecnologias surgiram à vida dessas populações, tais como: o relógio, a sirene da fábrica e um modo próprio de vida na cidade.
Colonização e Revolução Industrial: Colonização: A Inglaterra contava com 13 (treze) colônias. Revolução Industrial: As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial.
Condições Sociais na Revolução: A revolução industrial enriqueceu muitos capitalistas, mas a grande maioria dos operários vivia em péssimas condições. Os salários eram baixíssimos, a jornada de trabalho podia alcançar quatorze ou dezesseis horas por dia e não havia direito a férias.
Teóricos na Revolução: Adam Smith: Para Adam Smith o estado deveria interferir o mínimo possível sobre a economia. Thomas Malthus: Dizia que a quantidade de alimento que a humanidade produzia, crescia em progressão artimétrica, mas a população mundial crescia muito em progressão geométrica.
Avanço das Ciências: O avanço das ciências começou com a Revolução Industrial, que estimulou os cientistas a estudar as propriedades do calor.
Alunos: Lucas Henrique, Milene, Guilherme e Edilea.
Artesanato, Mecanofatura & Manufatura: Manufatura: O desenvolvimento do capitalismo estimulou os fazendeiros a investirem diretamente na produção agrícola. Para ampliar as áreas de cultivo ocuparam terras onde moravam famílias camponesas. Artesão: o artesão trabalhava nas velhas oficinas das corporações de oficio usavam ferramentas, ou seja, instrumentos movidos por sua própria força muscular. Não havia divisão de trabalho desse modo cada produto era fruto do trabalho de um único artesão fazia tudo sozinho durante trabalho diário na oficina.
Pioneirismo Inglês: No século no XVIII, ocorreu a revolução burguesa na Inglaterra. A burguesia inglesa foi a primeira a chegar ao poder. Suas cidades se encheram de indústrias.
Invenções: A invenção mais notável do começo da revolução industrial foi a obra do operário inglês ‘’ James Watt ‘’ em 1775, ele criou a primeira maquina a vapor realmente eficaz. Outras invenções também contribuíram para o avanço da revolução como a Roda D’água, barco a vapor. Empregados na indústria e outros estabelecimentos assim sendo proletários.
Cercamentos: Os camponeses e os artesões estavam com muita dificuldade , eles não conseguiam viver com contra própria, na burguesia precisava de mão obra livre e barata, ai que surgiu os cercamentos,famílias camponesas foram encurraladas em pequenos pedaços de terra. Os terrenos eram tão pequenos que não tinha como eles sobreviverem, por isso deixaram seu modo de vida alto suficiente e foram.
Sociedade tradicional X Sociedade Moderna: Sociedade Tradicional: Suas principais atividades econômicas era agricultura e pecuária, seu modo de vida é centrado na área rural, as famílias eram patriarcais e totalmente alto suficiente. Sociedade Moderna: Ela surgiu da revolução industrial e do êxodo rural essa sociedade tem características modernas como: aparecimento de tecnologias e comércio que acrescentaram obrigações na vida da população.
Condições Sociais Na Revolução: Grandes cidades como Londres e Paris encheram-se de favelas e cortiços. Os pobres se amontoavam em bairros onde o esgoto e os ratos disputavam as ruas com os pedestres. A grande maioria dos operários viviam em péssimas condições. Os Salários eram baixíssimos, os trabalhos nas indústrias podiam durar de 14h a 16 h por dia, sem direito a férias. As fabricas eram imundas e barulhentas, os patrões eram muito autoritários e humilhavam os empregados.
Teóricos da Revolução: Adam Smith: É um pensador escocês que procurou responder a várias perguntas da revolução industrial, teve idéias como: divisão de trabalho lançou o livro à riqueza das nações.Thomas Malthus: É um Economista inglês que nasceu em (1766 - 1834) criou a teoria população X alimentos, ele dizia que a falta de alimentos era inevitável, pois disse que a população crescia depressa, pois os pobres tinha muito filhos nos quais não podia arranjar alimentos.
Resistência a Revolução: Ludismo: os trabalhadores cansados das péssimas condições de trabalho , eles formavam grupos que invadiam as fabricas e destruíam as maquinas como vândalos, muito revoltados, o movimento ludista obteu algumas vitórias como: vários patrões desistiram de abaixar os salários com medo de ocorrer outra rebelião. Sindicatos: Os sindicatos procuravam atrair trabalhadores e organizar lutas econômicas contra a burguesia. Movimentos sociais: Foram mudanças tecnológicas com um impacto no nível econômico, em XVII começou na Inglaterra e em XIX se espalhou pelo mundo.
Avanço da Ciência: No século XIX , descobriu-se que animais e plantas eram compostos por células , a energia do carvão em brasa por exemplo , pode se transformada na energia que movimenta maquinas , muitos desses avanços científicos ajudaram a revolução a progredir . O alemão Wohler iniciou as pesquisas químicas orgânicas , que é uma parte da ciência estuda as substancias compostas de carbono ligado com outros elementos.
Alunos: João Guilherme, Hirian, Luan e Mateus.
1 - Artesanato, Manufatura e Mecanofatura:
Manufatura Domestica : Entregam lã para os camp
oneses fiarem e tecerem e pagavam pelo serviço prestado.
3 - Inventos:
Os inventos que foram criados na Inglaterra durante a Revolução Industrial foram: -
Maquina a Vapor: Retirava água acumulada nas minas
de ferro e de carvão e fabricavam tecidos.
- Locomotivas: As carruagens andavam a
4 - Cercamentos: O governo cria leis que beneficiam os ricos donos das indústrias utilizando as terras dos camponeses para plantar pastos para as ovelhas, para produzir lã, expulsando os familiares de suas próprias terras, colocando cercas isto lá no século XVII na Inglaterra, onde acontece o cercamento.
5 - Sociedade Moderna e Sociedade Tradicional: Sociedade Tradicional são os camponeses, os agricultores com seus instrumentos rudimentares para produzir, oque competia com a “Sociedade Moderna”.Com seu comércio Industrial deixando os camponeses em péssimas condições de desemprego começando a maquina substituir o homem, e os camponeses trabalhavam na Indústria ganhando muito pouco sendo explorado e passando fome.
6 - Colonização e Revolução Industrial:
A colonização aconteceu no século XVI ao XVII com expedições de navios
Portugal Espanha, América central Sul e México. Vindo também para o Brasil
para negociar e cada um com interesse de enriquecer. Cada vez mais ,o puro capitalismo . Deixar rico quem era mais rico. Com a Revolução Industrial empobrecendo o País.
7 - Condições Sociais na Revolução:
As condições sociais eram muito desiguais porque enriqueceu os mais ricos , mas
a grande maioria dos operários viviam em péssima condições de pobreza , com
jornada de trabalho fora do normal sem direito as férias onde crianças , mulheres e homens trabalhavam para não morrer de fome e viviam ameaçados
caso não produzissem.
8 - Teóricos da Revolução:
Adam Smith:
Adam Smith dizia que o egoísmo é útil para a sociedade que graças ao individualismo tanto ajuda a si mesmo como a sociedade.
Já que o individualismo é bom para toda sociedade, o ideal seria que as pessoas pudessem atender livremente a seus interesses individuais. Para Adam o Estado deveria intervir o mínimo possível sobre a economia. Thomas Malthus:Defendia o puro liberalismo
econômico para ele as forças do capitalismo deveriam gozar de tal liberdade e o governo não tinha de perder tempo ajudando os pobres. Só assim haveria pleno progresso.
Malthus não era o único a pensar assim. O Parlamento inglês mostrou que tinha ideias semelhantes quando adotou uma lei que abolia qualquer ajuda do governo aos desempregados.
9 – Resistência a Revolução: Ludismo: O ludismo foi uma das primeiras formas de lita dos trabalhadores. Eles formaram grupos que invadiam as fábricas e destruíam as máquinas. Para os artesãos, o ludismo era um modo de preservar seu trabalho contra a concorrência da indústria moderna. Sindicatos:Os sindicatos procuravam atrair outros trabalhadores e organizar as lutas econômicas contra a burguesia. A mais influente forma de luta era a greve. A maioria dos trabalhadores de fábricas cruzava os braços e se recusava a trabalhar enquanto os patrões não atendessem às suas reivindicações. Movimentos Sociais: O cortismo juntava operários, artesãos e até gente da pequena burguesia. Os cartistas redigiram um documento chamado corte do povo e o enviaram ao Parlamento inglês. A principal reivindicação do documento era o sufrágio universal masculino. O cartismo organizou gigantescos comícios
10 – Os Avanços da Ciências: O alemão Helmholtz descobriu uma das mais importantes leis da Física, a de conservação de energia, que diz que a energia total do universo não pode ser criada nem destrupida. A energia do carvão em brasa, pode ser transformada na energia que movimenta o trem. O carvão era muito importante para as fábricas produzirem ferramentas de metais, No carvçao existe um elemento químico chamado carbono.
Alunos: Franciel, João V. e André Moura.